Herdeira de Enéas será candidata ao governo de Minas pelo PMB

Gabriela Eneas - foto Divulgacao PMB

Quem não se lembra do candidato que, sem tempo no horário eleitoral gratuito, gritava algumas frases de efeito antes de se apresentar com “meu nome é Enéas”?

O  médico Enéas Carneiro, eternizado pelo bordão “Meu nome é Enéas” e fundador do PRONA (hoje, fundido ao PR), voltará a ser lembrado nas eleições desse ano. É que sua filha, Gabriela Enéas, de 46 anos, pretende disputar as eleições ao governo de Minas Gerais pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB).

Sem formação superior, Gabriela diz ser autodidata em pedagogia e leciona todas as disciplinas em aulas particulares para alunos do ensino fundamental.

Ela já concorreu a deputada federal em 2006 pelo Prona -obteve 126 votos. Em 2008, quando o Prona já havia se fundido com o PL para criação do PR, disputou o cargo de vereadora no Rio de Janeiro pelo PMN, ficando com 266 votos. Nas duas ocasiões, segundo diz, registrou a candidatura, mas desistiu de fazer campanha.

Sobre negociações com outros partidos, o PMB tinha um acordo de apoio com a coligação proporcional (deputados federais e estaduais) do Patriotas e PTC, que haviam sinalizado apoio ao pré-candidato Rodrigo Pacheco (DEM). Porém, com a decisão de lançar a pré-candidatura ao governo do Estado, o PMB deve tentar abrir negociação com os partidos novamente. Por enquanto, o partido ainda não tem confirmado nome de senadores ou do pré-candidato a vice-governador.

Além de Gabriela, Enéas teve duas outras filhas -cada uma das três tem uma mãe diferente. A pré-candidata diz não ter contato com as irmãs.

Enéas disputou as eleições presidenciais em 1989, 1994 (quando ficou atrás apenas de Fernando Henrique Cardoso e Lula) e 1998, sendo eleito deputado federal em 2002 com votação recorde de 1,57 milhão de eleitores. De família pobre, chegou a simpatizar com o PCB na época em que estudava na faculdade, mas depois se tornou ultranacionalista.

O médico Eneás Carneiro, morreu no dia 6 de maio de 2007, no  Rio de Janeiro,  vítima de uma leucemia.

Be the first to comment on "Herdeira de Enéas será candidata ao governo de Minas pelo PMB"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*