Câmara Municipal de Itamarati de Minas homenageia personalidades femininas no Dia Internacional da Mulher.

Câmara Municipal de Itamarati de Minas homenageia personalidades femininas no Dia Internacional da Mulher. Foto: Anderson Moura - Rota 33

Vereadores do município de Itamarati de Minas, reuniram-se em solenidade especial na noite desta quinta-feira, 8 de março, no plenário Idevalde Castorino de Oliveira, sede do Poder Legislativo Municipal,  para homenagear dezoito personalidades femininas em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

 

O presidente do Legislativo itamaratiense, José Roberto Lemes, abriu a solenidade saudando a todos os presentes. Entre eles o prefeito municipal Hamilton Moura, o cataguasense e assessor parlamentar e representante do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio,  Carlos Magno, o Maguinho, e sua esposa, a também cataguasense Érica Serafim Militão de Melo Nóbrega,

Em seu discurso, José Roberto Lemes, leu um texto de Kedman Ferreira, que diz: “365 são os dias, mas um foi escolhido para homenagear as mulheres. Mesmo em meio ao sofrimento daquelas operárias que morreram para serem tratadas com isonomia, nem assim esse dia perde o seu brilho. Muito pelo contrário, aí é que ratificamos a garra, a força e a ternura da mulher. Que batalha pelo que quer e conquista seus ideiais. A sociedade te sobrecarrega, mas você não abre mão do seu salto. É conhecida por ser multitarefa e realiza cada uma sem perder a graça. E por mais obstáculo que encontre no caminho, antes de pulá-lo, retoca a maquiagem. Cada tarefa é bem realizada, como cada cutícula deve ser tirada, sem deixar picotar, sem causar lesão. Sempre está em busca de perfeição. A única coisa que faz você correr de medo é a chuva que irá desmanchar a sua chapinha. Salomão te chamou de virtuosa. Não é a toa que Débora foi escolhida para ser juíza e motivar Baraque. Pois foi através do “muído” dela, ou seja, de tanto ela falar, é que ele foi para guerra. Vemos sua bravura e destreza em Jael que enganou a Sisere, inimigo de Israel, com um pote de leite que o fez dormir e com uma espada o matou. sua importância é tão valiosa que Cristo apareceu primeiro para você. Vocês, mulheres, foram as primeiras a contemplar o milagre da ressurreição. Não tem como apagar o seu valor. Não há como lutar contra os fatos. Por uma mulher entrou o pecado no mundo, mas através de muitas, muitos pecadores conheceram a palavra da salvação. Mesmo que o mundo queira tirar o seu brilho, há um Deus que sempre as olhou de uma maneira sem igual”.

A cataguasense Érica Serafim Militão de Melo Nóbrega, enfermeira e assistente social,  em seu pronunciamento, relembrou a história de luta das mulheres  iniciada no século XX, e  o seu papel  dentro da sociedade atual.

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto.

Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhague, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas por direitos das mulheres trabalhadoras.

As celebrações do Dia Internacional da Mulher ocorreram a partir de 1909 em diferentes dias de fevereiro e março, a depender do país. A primeira celebração se deu em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, seguida de manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes, usualmente durante a semana de comemorações da Comuna de Paris, ao final de março.

As manifestações uniam o movimento socialista, que lutava por igualdade de direitos econômicos, sociais e trabalhistas, ao movimento sufragista, que lutava por igualdade de direitos políticos.

No início de 1917, na Rússia, ocorreram manifestações de trabalhadoras por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial.

Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de 1917. A data da principal manifestação, 08 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), foi instituída como Dia Internacional da Mulher pelo movimento internacional socialista.

Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 08 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

As homenageadas pelo vereador  JOSÉ ROBERTO LEMES, presidente da Câmara Municipal, foram: ODALEIA LEMES HENRIQUES PINHEIRO, servidora pública, atuando à 32 anos como técnica de enfermagem no município; ELIANE CUNHA, servidora pública, atuando como enfermeira à 12 anos no município.

As homenageadas pelo vereador ÉDER ALVES DUARTE,  foram:  SOLANGE LADEIRA DE MOURA , que por mais de vinte e cinco anos prestou serviços como professora, coordenadora, diretora e secretária de educação. Atuou por longo tempo nos serviços comunitários do no Rotay Club e da Igreja Católica; JOSIANI FERREIRA RODRIGUES, na área da educação prestou relevantes serviços por mais de vinte e cinco anos lecionando em diversas escolas e nos últimos anos, periodicamente, acompanha as crianças do município a Juiz de Fora em projetos desenvolvidos pelas secretarias de Educação e Saúde. Zaninha, como é conhecida, também é muito atuante nos sociais do município.

As homenageadas pelo vereador JÚLIO CÉLIO BARBOSA RODRIGUES, foram: MARIA JOSÉ COSTA RAMOS, que desempenha o papel de cuidadora de idosos no município colaborando assiduamente com a população do município; DILZA MARIA FERRAZ,  prestou relevantes serviços ao município como professora, colaborando com a educação de jovens e criança.

As homenageadas pelo vereador Jarbas Leopoldo da Silva, foram:  BERNARDETE MENEZES DA SILVA, que há dezoito anos presta serviços ao município como funcionária pública. SEBASTIANA DA CONCEIÇÃO MARQUES MARTINS, sempre atuante em eventos culturais como: o mineiro pau e na Escola de Samba União, fortalecendo a cultura do município.

As homenageadas do vereador Marcelo de Oliveira, foram: MARILENE RODRIGUES VIEIRA, servidora pública. Como professora trabalhando na formação educacional de jovens na cidade. ELAINE CELESTE GOMES, funcionária pública, dedicou por  vários anos à educação de jovens.

As homenageadas pelo vereador TARCÍSIO EDGAR ALMEIDA MOTA, foram: MARIA APARECIDA MARTINS VIEIRA, professora, atuante secretária da paróquia Senhor bom Jesus dos Aflitos desde 2000. Ministra extraordinária de eucaristia e membro pastoral da adoração; MARIA DO CARMO RODRIGUES TAVARES,  tabeliã no Cartório de Itamarati desde 1985, sempre trabalhando com esforço e comprometimento a serviço da população itamaratiense.

As homenageadas pelo vereador ANTÔNIO GOMES DE OLIVEIRA, foram: CONCEIÇÃO CORDEIRO MONTEIRO, comerciante, membro ativa da Igreja Batista; MARTA DO AMPARO FERNANDES DE SOUZA, servidora pública. Como professora prestou relevantes serviços na rede municipal contribuindo com a educação e alfabetização de crianças no município.

As homenageadas pelo vereador CLÁUDIO ALVES FERRAZ, foram: MARIA DE FÁTIMA MARTINS, ex-vereadora. Prestou serviços como professora por vários anos contribuindo nas escolas das comunidades vizinhas, alfabetizando e educando crianças; MARIA MAGDALENA DE ARAÚJO, como professora prestou serviços por vários anos, educando e alfabetizando os jovens do município. Atualmente é ministra da Eucaristia da Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos e organizadora na festa da Igreja São Sebastião.

As homenageadas pelo vereador JOSÉ FERNANDO BERNARDINO, foram: MARIA APARECIDA CALISTO DA SILVA, prestou serviço como funcionária por vários anos em nossa cidade; MARILENE BATISTA MORAES CARVALHO, ex-funcionária pública.

 

Vereador José Roberto Lemes e a homenageada Odaleia Lemes Henriques Pinheiro.

Vereador José Roberto Lemes e a homenageada Eliane Cunha

Vereador Éder Alves Duarte e a homenageada Solange Ladeira de Moura

Vereador Éder Alves Duarte e a homenageada Josiani Ferreira Rodrigues

Vereador Júber Célio Barbosa Rodrigues e a homenageada Maria José Costa Ramos

Vereador Júber Célio Barbosa Rodrigues e a homenageada Dilza Maria Ferraz

Vereador Jarbas Leopoldo da Silva e a homenageada Bernadete Menezes da Silva

Vereador Jarbas Leopoldo da Silva e a homenageada Sebastiana da Conceição Marques Martins

Vereador Marcelo de Oliveira e a homenageada Marilene Rodrigues Vieira

Vereador Marcelo de Oliveira e a homenageada Elaine Celeste Gomes

Vereador Tarcísio Edgar Almeida Mota e a homenageada Maria Aparecida Martins Vieira

Vereador Tarcísio Edgar Almeida Mota e a homenageada Maria do Carmo Rodrigues Tavares

Vereador Antônio Gomes de Oliveira e a homenageada Conceição Cordeiro Monteiro

Vereador Antônio Gomes de Oliveira e a homenageada Marta do Amparo Fernandes

Vereador Cláudio Alves Ferraz e a homenageada Maria de Fátima Martins

Vereador Cláudio Alves Ferraz e a homenageada Maria Magdalena de Araújo

Vereador José Fernando Bernardino e a homenageada Maria Aparecida Calisto da Silva

Vereador José Fernando Bernardino e Marilene Batista Moraes de Carvalho

 

 

Edição e fotos: Anderson Moura

 

 

Be the first to comment on "Câmara Municipal de Itamarati de Minas homenageia personalidades femininas no Dia Internacional da Mulher."

Leave a comment

Your email address will not be published.


*