Horário de verão está no fim e relógios devem ser atrasados em uma hora

Deputado Antônio Jorge tem projeto de lei que proíbe a alteração do horário em Minas durante os meses entre outubro e fevereiro.

O horário de verão acaba no próximo domingo (18), quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Pessoas que costumam sofrer com as alterações no horário devem começar a se preparar desde já para não sentir tanto os efeitos da mudança.  Projeto de Lei (PL) 4761/2017 proposto pelo deputado Antônio Jorge (PPS) decreta o fim desse expediente criado pelo Governo Federal, que alega ser necessário para economizar energia entre os meses de outubro e fevereiro, quando os dias têm maior duração nas regiões subtropicais, por causa da posição da Terra em relação ao Sol. O PL está atualmente em análise na Comissão de constituição e Justiça (CCJ); na sequência vai para a Comissão de Minas e Energia e depois segue para aprovação em Plenário.

Antônio Jorge se ampara em opiniões de autoridades médicas que são contra o horário de verão. Especialistas apontam que pessoas com problemas cardíacos, endócrinos ou pressão alta podem sofrer mais com as alterações de horário. Ou a pressão sobe, ou a arritmia pode ficar mais sintomática, ou até mesmo alterações do rendimento de trabalho por irritação, alterações do humor, tudo o que a gente conhece com o sono alterado para mais ou para menos. Idosos podem enfrentar maiores obstáculos para a adaptação, levando até um mês para se adequar ao novo horário. Boa parte dos idosos tem dificuldade para se beneficiar de um sono mais reparador, e, com qualquer alteração mínima, ele pode ter problemas para a mudança por até um mês.

Adaptação – A principal medida para minimizar os efeitos do fim do horário de verão é atrasar gradualmente a hora de dormir. O ideal é fazer a mudança de forma fracionada, indo dormir cinco minutos mais cedo a cada dia, durante, pelo menos, uma semana. Aí, quando chegar a hora da mudança, o corpo não vai sentir. O fracionamento progressivo talvez tenha menos impacto do que uma mudança abrupta de uma hora, que pode levar a um sono anormal. Outra dica é evitar alimentos e bebidas estimulantes durante a noite, como refrigerantes com cafeína.

E você? O que pensa sobre o horário de verão? É contra ou a favor? Opine aqui.

Com informações de Daniel Parreiras – Assessoria do Deputado Antônio Jorge.

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