Deputado Marcelo Álvaro Antônio prestigia solenidade que homenageou ex-prefeitos de Itamarati de Minas.

A Câmara Municipal de Itamarati de Minas, por iniciativa do seu presidente José Roberto Mendes (PR), realizou na noite desta sexta-feira (15), uma sessão solene para homenagear todos os ex-prefeitos  e pessoas ilustres que contribuiram com o desenvolvimento do município, ao longo de sua história.

A solenidade contou com a presença do deputado federal, por Minas Gerais,  Marcelo Álvaro Antônio (PR-MG), que acompanhado do seu Chefe de Gabinete Aguinaldo Diniz (BH), e de seu assessor na Zonta da Mata, Carlos Magno (o Maguinho – de Cataguases), e do vereador Carlos Macuco (Muriaé), prestigiou a cerimônia fazendo a  entrega do Certificado de Honra ao Mérito, ao ex-prefeito José Américo Ferraz.

As homenagens foram feitas pelos:

Vereador José Roberto Lemes, ao prefeito Hamilton de Moura Filho, e à família do Sr. Cirênio Rodrigues Gomes;

Vereador José Fernandes Bernardino, à família do ex-prefeito Wagner Dias Barbosa;

Vereador Juber Célio Barbosa, à família do ex-prefeito Vander Braz Barbosa;

Vereador Cláudio Alves Ferraz, ao ex-prefeito Herivelto Furtado Zanela;

Vereador Éder Alves Duarte, à família do ex-prefeito Luiz Vieira;

Vereador Jarbas Leopoldo da Silva, à família do ex-prefeito Laércio Xavier Gonçalves;

Marcelo de Oliveira, à família do ex-prefeito Iwaldo  Henriques de Araújo

Vereador r Antônio Gomes de Oliveira, à ex-prefeita Tarcilia Rodrigues Fernandes;

Vereador Tarcísio Edgar Almeida Mota, à família do ex-prefeito Jupiracy Martins de Freitas.

O representante do deputado estadual Isauro Calais, fez a entrega do Certificado de Honra ao Mérito, á família do ex-prefeito Claudomiro Herbert Duarte.

HISTÓRIA

O município de Itamarati de Minas,  surgiu da solicitação de fazendeiros moradores do Vale do Rio Novo, ao governador de Minas, Dr. Crispim Bias Fortes, que através do Decreto de nº 405 de 6 de março de 1891, criou o Distrito de Itamaraty (naquela época Itamarati ainda era grafado com “Y” no final), como parte do município de Cataguases.

A emancipação do município se deu em 30 de dezembro de 1962, através da Lei Estadual de nº 2.764, sancionada pelo então Governador de Minas, Sr. José Magalhães Pinto.

A instalação do município ocorreu no dia 1º de março de 1963, tendo como intendente o Sr. Cirênio Rodrigues Gomes, que administrou a cidade por um período de 6 meses, auxiliado pelo Secretário, Sr. Galba Rodrigues Ferraz e pelo Tesoureiro, Alonso Rodrigues Gomes.

O primeiro prefeito eleito foi Jupiracy Martins de Freitas, que administrou o município de 23 de agosto de 1963 a 30 de janeiro de 1967.

Atualmente, o município de Itamarati de Minas  e administrado pelo prefeito Hamiltom de Moura Filho (PT), eleito nas eleições de 2016, e empossado em 01 de janeiro de 2017.

 

 

 

 

Texto e fotos: Anderson Moura

Be the first to comment on "Deputado Marcelo Álvaro Antônio prestigia solenidade que homenageou ex-prefeitos de Itamarati de Minas."

Leave a comment

Your email address will not be published.


*